domingo, 29 de janeiro de 2017

Viver sem ti

Como seguir em frente depois de se perder a pessoa amada? 
Como construir uma vida que valha a pena ser vivida?
Louisa Clark já não é uma jovem banal a viver uma vida banal. O tempo que passou com Will Traynor transformou-a, sendo agora uma pessoa diferente que tem de enfrentar a vida sem ele. Quando um insólito acidente obriga Lou a regressar a casa dos pais, é impossível não sentir que está de volta ao ponto de partida.
Lou sabe que precisa de um empurrão que a traga de novo à vida. E é assim que acaba por ir parar ao grupo de apoio Seguir em Frente, cujos membros partilham sentimentos, alegrias, frustrações e bolos intragáveis. Serão também eles que a levarão até Sam Fielding - um paramédico que trabalha entre a vida e a morte, e o único homem que talvez seja capaz de a compreender. Mas eis que uma personagem do passado de Will surge de repente e lhe altera todos os planos, lançando-a num futuro muito diferente…. Para Lou Clark, a vida depois de Will Traynor significa reaprender a apaixonar-se, com todos os riscos que isso implica.

Em Viver Sem Ti, Jojo Moyes traz-nos duas famílias, tão reais como a nossa, cujas alegrias e tristezas nos tocarão profundamente ao longo de uma história feita de surpresas.

Os Livros - leitura recomendada

Os Livros de 28 Jan 2017 - RTP Play - RTP

Húmus, obra de Raul Brandão

Os Livros - leitura recomendada

Os Livros de 22 Jan 2017 - RTP Play - RTP

Mary Jonh de Ana Pessoa : leitura para jovens adultos

sábado, 28 de janeiro de 2017

Viciante -Baratas



Com o zumbido do constante e intenso tráfego rodoviário nos ouvidos, Harry mergulha no submundo de Banguecoque, apinhado de clubes noturnos, templos, antros de ópio e anúncios turísticos, numa investigação que ninguém lhe pediu nem deseja.
Nem ele próprio. E, uma vez mais, é vítima dos seus próprios instintos.

A sua missão: evitar um escândalo. O embaixador norueguês foi encontrado morto num hotel barato, e aparentemente a família dele está a esconder algo importante. Harry, além de preservar o sigilo das investigações, percorre bares, templos budistas e casas de ópio em busca das peças deste quebra-cabeça, mas aparentemente ninguém quer saber do que aconteceu. Quando o detetive põe as mãos num vídeo bombástico de circuito interno de TV, as coisas complicam-se. O homem que lhe entrega a fita desaparece, e outro diplomata é apunhalado. O detetive descobre logo queos grandes políticos podem ter segredos aterradores, e, à medida que se aproxima da verdade, aumenta o risco de ele se tornar a próxima vítima.

Viciante para quem gosta de policiais.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

A Filha Desaparecida

por Jane Shemilt (Autor)

As horas passam mas Naomi não aparece. A noite avança e Jenny desespera. A filha adolescente já devia ter voltado da escola, onde participou numa peça de teatro. A vida de Jenny, uma médica casada com um neurocirurgião de sucesso, está prestes a mudar.

Um ano depois da noite fatídica, Naomi continua desaparecida. A polícia procurou em vão e os piores cenários (rapto ou homicídio) parecem hipóteses remotas. A busca obsessiva de Jenny, que não desiste da filha, sugere outra explicação: as pessoas em quem confiava e que julgava conhecer têm escondido segredos – sobretudo a própria Naomi.

A Filha Desaparecida é um bestseller internacional.



 Ler excerto                           

Citações
  • «Prende até à última página.» | My Weekly
  • «Arrebatador.» | Sunday Express
  • «Absolutamente empolgante. A tensão acumulada pela desconfiança e pelo suspense leva a um desenlace devastador.» | Mail On Sunday

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

VIVER DEPOIS DE TI



Lou Clark sabe muitas coisas. Sabe quantos passos deve dar entre a paragem do autocarro e a sua casa. Sabe que trabalha na casa de chá The Buttered Bun e sabe que não está apaixonada pelo namorado, Patrick. O que ela não sabe é que vai perder o emprego e que todas as suas certezas vão ser postas em causa.
Will Traynor sabe que o acidente de motociclo lhe tirou o desejo de viver. Sabe que agora tudo lhe parece triste e inútil e sabe como pôr fim a este sofrimento. O que não sabe é que Lou vai irromper na sua vida com toda a energia e vontade de viver. E nenhum deles sabe que as suas vidas vão mudar para sempre.


Em Viver depois de ti, Jojo Moyes aborda um tema difícil e controverso com sensibilidade e realismo, obrigando-nos a refletir sobre o direito à liberdade de escolha e as suas consequências

The 100


Há muito tempo, a superfície da Terra foi arrasada por uma guerra nuclear. Os poucos sortudos que conseguiram sobreviver refugiaram-se a bordo da Colónia, uma estação espacial que orbita o planeta.


Cem anos após ter sido a salvação da Humanidade, a Colónia está em perigo. Os aparelhos que garantem a renovação do oxigénio na estação espacial estão a falhar, e não há como os substituir. A última esperança da Humanidade reside em 100 jovens selecionados entre criminosos, para regressar à superfície da Terra e descobrir se o planeta pode de novo ser habitado.
Depois de tanto tempo, estes serão os primeiros humanos a pisar a Terra. Mas estarão na verdade sozinhos? Terão todos os seres vivos perecido durante o longo inverno nuclear, ou será que algo se esconde nas sombras das grandes florestas que agora cobrem toda a Terra?
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Misterioso e excitante, uma combinação perfeita de Os Jogos da Fome com O Deus das Moscas.»
Booklist
«É fácil ficar preso a este enredo pleno de tensão, onde um grupo de jovens tenta criar uma nova sociedade na terra. Mas onde não deixa de haver espaço para a intriga e o romance.»
Publishers Weekly

2396: Criada Para Matar



Obedece. Faz o que te dizem
.Não questiones. Não penses. Treina. Mata. Não olhes para trás. Aprende a sobreviver.
O que resta da nossa civilização são ruínas. Após a a terceira guerra nuclear, os sobreviventes vivem escondidos, lutando entre si por uma posição de poder. O mundo tornou-se um lugar ainda mais selvagem, ainda mais perigoso, onde cada momento poderá ser o último.
Eleanor Rosewood é um dos melhores membros do grupo de Franklin Miller, neste cenário apocalíptico. O objetivo do seu chefe é controlar todos os outros grupos e instaurar uma ditadura, onde ele será o único líder. Mas esse é também o sonho de muitos. Depois de ter assistido à morte dos seus pais, Eleanor não tendo outra alternativa, junta-se a Franklin e cumpre a sua função, matando todos os que se atravessam no seu caminho.
Tudo aparenta ser simples, até que, durante mais um ataque sanguinário a um grupo rival, Eleanor vê-se obrigada a matar um prisioneiro muito especial — Indigo O'Brien. Conseguirá Eleanor disparar a arma que tem apontada à cabeça do seu melhor amigo?

Um dos 8 melhores livros

por Rosamund Lupton (Autor)

Arriscaria a minha vida por ti…

A 24 de novembro, Yasmin e a filha de dez anos, Ruby, partem numa viagem pelo Norte do Alaska. Procuram o pai de Ruby, desaparecido na imensidão do Ártico.

Cada vez mais isoladas, embrenham-se profundamente na noite sem fim. E Ruby, surda de nascença, tem de enfrentar a escuridão.

Embora estejam determinadas a não desistir, o inverno aumenta de intensidade e alguém segue-lhes no encalço através da escuridão.

O Som do Silêncio é o novo thriller da autora do bestseller Irmã e foi escolhido pelo Richard & Judy Book Club como um dos 8 melhores livros da primavera 2016.

Citações
  • «Um thriller único. Não teremos oportunidade de ler nada assim este ano.» | The Observer
  • «Irmã foi um grande sucesso para Rosamund LuptonO Som do Silêncio é igualmente cativante, com a mesma atmosfera claustrofóbica.» | Good Housekeeping
  • «Lupton no seu melhor como contadora de histórias.» | Daily Mail
  • «Uma história dramática e labiríntica.» | Glamour Magazine
  • «Arrepiante em todos os sentidos, é impossível afastarmo-nos deste livro.» | Sunday Mirror
  • «O Som do Silêncio consegue prender-nos desde a primeira página.» | Cosmopolitan

Na Terra da Rainha

por Paula Pimenta (Autor)

Quando Fani embarcou no avião para fazer um ano de intercâmbio em Inglaterra, levava na mala inúmeras expectativas mas também já sentia imensas saudades. Longe de Leo, o grande amor, descobriu que o seu filme romântico rapidamente poderia vir a transformar-se num drama. Mas Fani já não é a adolescente frágil e insegura que deixou Belo Horizonte.

Num cenário onde tudo é tão diferente, Fani aprenderá a conhecer-se melhor, fará amizades que irão ficar no seu coração para sempre e viverá uma montanha-russa de emoções fortes. Mas a melhor cena do seu filme talvez esteja reservada para o final…

Na Terra da Rainha é a emocionante continuação de a A Estreia!

http://fazendomeufilme.com.br/
http://blogfazendomeufilme.blogspot.pt/

Paula Pimenta

Bullying, Coragem e Amizade

Uma História sobre Bullying, Coragem e Amizade
Crescer é um desafio enorme. Mas às vezes é difícil decidir que caminho devemos seguir. A Escolha É Minha é uma coleção sobre as opções que tens de tomar todos os dias com histórias de vida contadas por jovens como tu. Esta história, Bicicleta à Chuva, podia bem ser a tua ou quem sabe a de alguém que conheces.O Jaime carrega um enorme segredo: um grupo de rufias, os Alcaides, toma conta da sua vida de muitas maneiras, deixando-lhe o corpo e a mente com marcas difíceis de apagar.O Valdomiro, o chefe dos Alcaides, luta para, de alguma forma, conseguir ser importante naquele bairro tão complicado.Um dia, em frente à paragem do autocarro, o Jaime vê uma bicicleta antiga encostada ao muro de pedras, e desenha-a. Cai uma chuva miudinha, mas o dono da bicicleta, o Joaquim, não se incomoda com isso, e interessa-se por aquele desenhador.Nasce assim uma amizade capaz de revolucionar a vida do Jaime e de muitos outros. Queres saber como? Então, vem daí!
Um livro tão comovente e emocionante que os mais novos não vão conseguir parar de ler!Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 3º Ciclo (Leitura Autónoma).

                  

domingo, 15 de janeiro de 2017

O Centenário que Fugiu pela Janela e Desapareceu - se ainda não leu não perca



"No dia em que Allan Karlsson celebra 100 anos, toda a cidade o aguarda para uma grande festa em sua honra.
Mas Allan tem outros planos... Morrer de velho? Sim, mas não ali!
Munido de um par de chinelos gastos, joelhos empenados e uma ousadia tremenda, Allan lança-se numa extraordinária aventura, arrastado numa torrente de equívocos e golpes de sorte.
E ao mesmo tempo que acompanhamos a sua última viagem (ou será que não?), conhecemos o seu passado, perdido entre guerras, explosões e mulheres fatais - qual delas a mais perigosa"
Este livro é absurdo da primeira à última página! A história é absurda, Allan Karlsson, o centenário que no dia do seu centésimo aniversário decide que não quer morrer no lar de terceira idade, é absurdo e, por fim, todo o livro é absurdamente bom e divertido! :)
Allan Karlsson decide, num impulso, no dia do seu centésimo aniversário que, não quer participar na festa que o lar de terceira idade lhe está a preparar. Calça as pantufas, salta, com alguma dificuldade, pois os seus joelhos já não são o que eram, pela janela do seu quarto e parte, sem destino, à procura de mais uma aventura.
O livro relata aquela que julgamos ser a última aventura de Allan Karlsson, ao mesmo tempo que nos conta a longa vida do velhinho. E que vida a deste homem! Dono de uma personalidade simples, de bom carácter mas com uma noção de certo e errado por vezes duvidosa, viajou pelo mundo e atravessou a pé os Himalaias. Quem diria, ao iniciar a leitura deste livro, que estaríamos na presença de alguém que participou de forma activa, embora nada premeditada, nos destinos do mundo, sendo que na maior parte das vezes a única coisa que o guiava era o prazer de comer uma boa refeição acompanhada de uma boa bebida, qualquer uma, desde que contivesse álcool. :) Allan Karlssom, o homem que não suportava falar de política, que não tomava partido, ao longo da sua longa vida, jantou com todos os líderes mundiais, Franco, Estaline, Mao Tsé-Tung, Truman, Churchil, De Gaulle e por aí fora, tudo porque Allan tinha um talento especial para lidar com explosivos...

O Allan com cem anos continua igual a si mesmo, vivendo segundo o lema de que o que tiver que ser será e que tudo se resolverá. Ao fugir do lar de terceira idade dá início a uma aventura hilariante que toma proporções inimagináveis, que vai envolver a polícia, a imprensa nacional e um grupo de gangsters que só queriam recuperar a mala que Allan levou consigo, apenas e só porque lhe pareceu o melhor a fazer, talvez na mala estivessem uns sapatos que pudesse trocar pelas suas pantufas mija-pés!
 Allan, ao longo desta sua aventura, reúne à sua volta um grupo de pessoas dignas de conhecer. Temos Jullius, um pequeno delinquente sexagenário, Benny um vendedor de cachorros quentes que é quase licenciado em tudo o que se possa imaginar, Minha Linda uma ruiva explosiva e Sónia a paquiderme... Curiosos? :)

O tempo do Gigante

Os Livros de 25 Dez 2016 - RTP Play - RTP

A minha família é muito fixe

Linha da Frente (XVIII) - Episódio 37 - RTP Play - RTP

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O Labirinto dos espiritos

Todas as Palavras de 31 Dez 2016 - RTP Play - RTP





 A partir do minuto 13.30 podemos ficar a conhecer a última obra de Carlos Ruiz Zafon

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Notícias falsas

Mentira.jpg
 por Manuel Pinto | fonte: Renascença |


Uma efectiva literacia das notícias passa, em grande medida, por cultivar uma atitude interrogativa e crítica nos estudantes e uma progressiva compreensão das lógicas e condicionalismos dos media.

Num dos encontros desta quadra festiva, conversava-se sobre a “onda de notícias falsas” que invadiu as redes e media sociais. Uma adolescente que seguia a conversa, mas ouvia mais do que falava, fez, a dada altura a pergunta que ninguém se tinha ainda lembrado de fazer: “E nós como é que podemos saber se uma notícia é falsa?”.

Recentemente, o presidente Barack Obama observava, sobre este fenómeno: “Se não formos sérios sobre os factos e sobre o que é verdade e o que não é (…) então temos aí um problema. Se tudo for a mesma coisa e não se estabelecerem distinções, então não saberemos o que é de preservar e aquilo por que lutar”.

E temos, de facto, um problema quando, como nas recentes eleições norte-americanas, vemos notícias falsas suplantarem, em repercussão, as verdadeiras.

Há medidas que devem ser tomadas pelos próprios media. Mas nada garante, que essas medidas tenham o alcance necessário, porque se ficarão inevitavelmente pelo lado mais imediato e óbvio, deixando de parte as mentiras oficiais ou oficiosas, as meias-verdades e, não menos, importante, os silêncios interessados, quando não a censura despudorada. E isto está, por vezes, mais presente nos grandes media do que nos media sociais.

É (também) por isso que se torna crucial desenvolver iniciativas sistemáticas e abrangentes que respondam à pergunta do adolescente que, sem querer, motivou este texto: “E nós como é que podemos saber se uma notícia é falsa?”

Algumas respostas decorrem de perguntas básicas ou mais exigentes: Quais são as fontes da informação? Quem a assina? Há peritos ou especialistas que comentam ou opinam? Quem são? A notícia é dada por outros media ou é um exclusivo? Neste caso, são prestados esclarecimentos sobre os processos de obtenção ou investigação do caso? Quem é beneficiado e quem é prejudicado pela matéria publicada?

Relativamente ao meio que veiculou a matéria: trata-se de um meio profissional, de créditos reconhecidos? Existe uma página sobre “quem somos” e/ou com contactos? O endereço da página parece confiável? Uma pesquisa sobre o título da publicação ajuda a esclarecer dúvidas?

Uma efectiva literacia das notícias passa, em grande medida, por cultivar uma atitude interrogativa e crítica nos estudantes e uma progressiva compreensão das lógicas e condicionalismos dos media. Um caminho destes permite detectar corrupção no jornalismo, mas também valorizar a qualidade e o trabalho dos verdadeiros profissionais.


Visto AQUI
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...