O Nicolas e a Katia não imaginavam as aventuras em que se iam meter quando pediram à avó que lhes pintasse um quadro para cobrir a parede nua do quarto. Aconteceram coisas tão estranhas naquele quadro - desde brincadeiras com macacos, a viagens ao fundo do mar, a encontros com um polvo bailarino - que eles não sabiam o que pensar nem o que fazer.
História emocionante para os miúdos que permite criar grande cumplicidade entre o adulto, que a lê / ou acompanha a leitura, e a criança que a lê.
Pintora de renome internacional que experimentou pintar com materiais próprios de crianças para tornar a sua descoberta ainda mais interessante e cúmplice.
A obra, de Celeste Maia permite explorar a arte, os artistas e a expressão artística como forma de comunicação. É só partir da leitura da imagem para dar lagas à imaginação. Podemos propor a exploração do conteúdo do livro a partir do seu título e seguidamente a partir da capa do livro. A actividade seguinte poderá ser os alunos trabalharam em pares e tentaram contextualizar uma frase extraída da obra. Ou seja, a partir da frase criar uma situação anterior e posterior à situação do excerto. Depois com todas frases já expostas devemos com os alunos atribuir uma ordem para as frases e inventar um enredo entre elas.
A leitura da obra poderá ser coletiva. Cada aluno lerá um excerto e depois de todos conhecerem a obra, dar largas à imaginação é o caminho com atividades de expressão plástica.