Ser criança é olhar o mundo como uma aventura por viver. Cada novidade, cada descoberta enchem a alma de alegria e de espanto. Olhos tão redondos e abertos. Tudo tão novo e irresistível!
Ser criança é querer ir mais além, saber o porquê e conhecer tudo. Interessar-se por isto e por aquilo, agora e mais logo, uma coisa de cada vez e tudo ao mesmo tempo. Ser criança é sentir o fascínio constante e explodir em motivação para a descoberta, para a criação e para a exploração.
Ser criança é amar os livros, todos os livros e cada livro, é querer mergulhar nas suas histórias, conhecer as suas personagens, espantar-se com os acontecimentos. Ser criança é aprender nos livros os sentimentos, saboreando a sua construção, as suas razões e os seus efeitos: amizade e lealdade, desprezo e traição, amor e benevolência, ódio e malvadez… Cada história é um tubo de ensaio que guia a criança na leitura do mundo real e na modelação da sua personalidade.
Ser criança é acreditar que as histórias dos livros são reais e que as personagens existem de verdade. É acreditar na magia, na vitória do bem sobre o mal e na justiça, que pode tardar, mas que não falhará. É aprender a pensar com as personagens. Avaliar as suas decisões, as suas atitudes. É aprender a distinguir o certo do errado, o bem do mal.
Os livros são humanos que falam com as crianças, acrescentando-lhes humanidade, abrindo as portas dos seus corações, mostrando caminhos desconhecidos. Criança que lê tem nos livros um amigo que faz pensar, que mostra o bom e o mau, que obriga a escolher, que oferece alegrias e tristezas, consolação e espanto, borbulhinhas na barriga e saltos no coração.
E as crianças, sempre prontas para descobrir, vão felizes, com os livros debaixo dos olhos, debaixo dos braços, ao lado da alegria, dentro da vontade de saber. E estas crianças vão descobrindo o mundo e pessoas. E estas crianças vão-se descobrindo a cada letra, a cada fala, a cada personagem, cada história.
Como não ter livros? Como não dar todos os livros do mundo às crianças? Como não reunir crianças à volta dos livros? Todas as crianças do mundo. Como não mergulhar com elas nesta aventura de crescer nos livros?
Por Carla Marques (publicado no blog Escola Amiga)