terça-feira, 27 de janeiro de 2026

A defesa dos direitos universais é essencial para a paz sustentável



O dia 27 de janeiro assinala o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, ao lembrar os 81 anos decorridos desde a libertação de Auschwitz‑Birkenau.


Sublinha-se, igualmente, que a preservação da memória do Holocausto representa um compromisso ético com a defesa dos valores democráticos, da dignidade humana e do respeito pela diversidade.

O propósito deste dia é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas. Este constitui um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória. 

O tema em 2026 é «Memória do Holocausto pela dignidade e os direitos humanos». Estará na base das atividades de memória e educação sobre o Holocausto das Nações Unidas. A memória dignifica as vítimas e os sobreviventes do Holocausto. Mantém vivas as memórias das comunidades, tradições e entes queridos que os nazis procuraram apagar. O Holocausto alerta-nos para as consequências mortais do antissemitismo e do ódio, da desumanização e da apatia, se não forem combatidos. Mais de oitenta anos após o Holocausto, testemunha-se diariamente agressões a cidadãos de todo o mundo. A defesa dos direitos universais é essencial para a paz sustentável e está no cerne das Nações Unidas.

Num mundo cada vez mais confrontado com desafios prementes como a propagação do radicalismo ou da desinformação, devemos defender uma ordem global sustentada pelos princípios da paz, cooperação, diálogo e respeito pelos direitos humanos.

A propagação do ódio contra os judeus, particularmente online, é uma tendência em franco crescimento, que impõe a necessidade de uma resposta firme da comunidade internacional no combate ao antissemitismo.
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares