A paz é sinónimo de sociedades resilientes e estáveis, onde todos podem prosperar e desfrutar das suas liberdades fundamentais em vez de terem de lutar pelas suas necessidades básicas.
Hoje, a paz enfrenta um novo perigo: a emergência das alterações climáticas, que ameaça a nossa segurança, os nossos meios de subsistência e as nossas vidas. Por isso, este ano dedicamos o Dia Internacional da Paz à consciencialização climática. Por isso, também convoquei a Cimeira da Ação Climática.
Esta é uma crise global. Apenas unidos podemos tornar o nosso planeta, o nosso único lar, num lugar pacífico, próspero e seguro para as gerações presentes e futuras.
Neste Dia Internacional da Paz encorajo todos a tomarem medidas climáticas concretas e a exigirem mais dos vossos líderes. Esta é uma corrida que podemos e devemos vencer.
Objetivos do dia internacional da paz
A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizaram-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.
O fim deste dia é que a pessoa faça algo pela paz. Entre outras ideias, pode colocar uma bandeira branca na sua casa, perdoar um amigo, fazer um donativo, juntar-se aos eventos realizados pelo mundo, partilhar a página oficial deste dia ou a música Imagine de John Lennon nas redes sociais ou assinar petições que circulam pela internet pela paz.