Sabias que:
Cada átomo de teu corpo já passou quase de certeza por várias estrelas e pertenceu a milhões de organismos antes de fazer parte de ti. Uma vez que cada um de nós é constituído por muitos átomos e que, quando morremos, somos inteiramente reciclados, é provável que um número significativo dos nossos átomos - mil milhões para cada um de nós - já tenha pertencido a Shakespeare, a Buda, Gengis Khan ou Beethoven, ou a qualquer outra figura histórica de que te lembres.
Do Big Bang aos dinossauros, aquecimento global, Einstein, os Curies, a teoria da evolução, a teoria atómica, os quarks, os cromossomas, o carbono... e tantas outras coisas. O leitor viaja pelo tempo/espaço e numa linguagem criativa e irónica aprende sobre o desenvolvimento científico.
História (Mesmo) Breve de Quase Tudo de Bill Bryson é um livro informativo sem deixar de ser divertido. A admiração pelas realizações científicas transborda de forma acessível e pouco técnica. Bill Bryson aplica neste livro a criatividade e o jeito para trabalhar com as palavras. Um livro para entender e apreciar, admirar-se e, até mesmo, desfrutar. A admiração pelas realizações científicas apresentadas de uma forma acessível e pouco técnica, mas sem ser superficial. Esta ciência é muito popular na verdadeira acepção da frase e é uma leitura que se torna muito compensadora.