segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O bestseller mundial, “O Mundo de Sofia”. Um thriller filosófico à boa maneira.

O

 Mundo de Sofia, é um dos livros que continua a encantar todo o tipo de leitores. Mesmo depois de todo o êxito inicial e de se ter tornado quase de imediato um best-seller, continua a ser lido, hoje em dia, por milhares de pessoas, em particular por jovens. O autor, Jostein Gaarder, professor de filosofia do secundário, conseguiu de uma forma original desenvolver uma aventura cheia de reflexões e perguntas através da história da filosofia desde o princípio dos tempos.



O objectivo principal deste livro não é, segundo o nosso ponto de vista, relatar ao leitor a evolução da filosofia ao longo do tempo, mas sim fazer com que este não seja tão indiferente àquilo que o rodeia. Isto é conseguido através das respostas dos grandes filósofos às questões que sempre afligiram o mundo.

"A capacidade de nos surpreendermos é a única coisa de que precisamos para nos tornarmos bons filósofos (...) E agora tens que te decidir, Sofia: és uma criança que ainda não se habituou ao mundo? Ou és uma filósofa que pode jurar que isso nunca lhe acontecerá?... Não quero que tu pertenças à categoria dos apáticos e dos indiferentes. Quero que vivas a tua vida de forma consciente."

"Quem és tu?", "De onde vem o mundo?", "Haverá uma vontade e um sentido por detrás daquilo que acontece?", estas são algumas das perguntas colocadas a Sofia durante aquilo que irá ser um verdadeiro "curso de filosofia". Este curso foi oferecido a Sofia por uma pessoa que ela não conhecia mas que acabou por se tornar rapidamente num grande amigo. Através dele, Sofia viaja até 600 a.c., onde encontra os primeiros filósofos, e a partir daí segue o rumo da história dos homens e o evoluir da mentalidade e do pensar filosófico. É por meio do seu professor de filosofia que Sofia conhece Sócrates, Aristóteles, Descartes, Espinosa, Kant, Hegel, Marx, Freud, entre muitos outros.

Mas a história de Sofia e Alberto (o seu professor) não fica por aqui. Ao mesmo tempo que se vai desenvolvendo o seu curso de filosofia, as duas personagens vão-se apercebendo da existência de outra realidade para além daquela em que vivem.

É uma história composta de muitas outras, que nos faz pensar se não seremos também nós apenas personagens duma história que um dia alguém escreveu. É nesta perspectiva que o autor faz aparecer na mesma realidade que Sofia personagens como o Capuchinho Vermelho, Aladino ou o João Ratão, todas elas criadas um dia por alguém que lhes era superior e que lhes restringia a existência a uma simples história infantil. Depois de criadas, todas elas são obrigadas a viver num plano de existência paralelo. O mesmo aconteceu a Sofia e Alberto, que no fundo não passam de duas personagens duma aventura na filosofia.

Comentários

"Jostein Gaarder, após ler o Mundo de Sofia, tornou-se num professor da vida, do Mundo, um incentivador à descoberta e luz da realidade. Fez reflectir sobre mim, a minha alma e aquilo que me rodeia. Um livro fantástico que aconselho a todos. A filosofia é aquilo que nos dá alento à vida. Vamos dar-lhe asas para que possa voar por entre as pessoas numa viagem sem fim..."
Liliana Duarte
"O final do livro surpreendeu-me. Não imaginava que ao descobrir o enigma que envolvia a vida de Sofia, iria entrar num outro: Será que eu também sou um mero personagem na cabeça de alguém? Ou será que simplesmente há dois ou vários mundos paralelos? Depois de o ler percebi simplesmente que preciso urgentemente de o ler novamente!"
Lidiane
"Com O Mundo de Sofia aprende-se a gostar de filosofia. Aqueles autores chatos e velhos tornam-se personagens intrigantes no livro da descoberta. E quem sabe, como Sofia, não somos meros personagens no livro de alguém?"
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares