Zorro, Começa a Lenda
Uma fantástica aventura que revela, pela primeira vez, como Diego de la Vega se tornou no famoso herói mascarado!…
Tal como nas suas primeiras obras, Isabel Allende alterna fantasia e realidade. Ao nível da lenda, a autora concebe uma mistura de Peter Pan, Robin Hood e Che Guevara; na realidade, é um mestiço oriundo da Califórnia que tem genes índios e genes espanhóis, porque esse foi o tipo de pessoas que surgiram naquele local do mundo. Embora construir um herói masculino seja menos simples para Isabel Allende, a autora diz que este é um projecto muito interessante e que constituiu um verdadeiro desafio. "Diverti-me imenso ao preparar este livro de aventuras de um personagem que agrada a jovens e a adultos". O projecto entusiasmou-a de tal modo que Allende confessou ter-se apaixonado por El Zorro. "Tinha a sua foto em todo o lado. Sonhava com ele.", diz a autora.
Nascido no sul da Califórnia no século XVIII, Diego de la Vega é um rapaz preso entre dois mundos. O pai, um militar aristocrata espanhol, é um importante latifundiário. A mãe, por outro lado, é uma guerreira da tribo indígena Shoshone. Da avó materna, Coruja Branca, aprende os costumes da sua gente, enquanto que do pai aprende a arte da esgrima e como marcar o gado. Durante a infância, cheia de traquinices e aventuras, Diego é testemunha das brutais injustiças que os indígenas norte-americanos enfrentam pela parte dos colonos europeus, e sente pela primeira vez um conflito interior em relação à sua herança.
Aos 16 anos, Diego é enviado a Barcelona para receber uma educação europeia. Num país oprimido pela corrupção do domínio Napoleónico, o jovem decide seguir o exemplo do seu célebre professor de esgrima, e adere “À Justiça”, um movimento clandestino de resistência, que se dedica a ajudar os pobres e indefesos. Imerso num mundo de um ambiente de revolta e desordem, enfrenta pela primeira vez um grande rival que vem de um mundo de privilégio.
Entre a Califórnia e Barcelona, o novo mundo e o velho continente, forma-se a personagem do Zorro, nasce um grande herói e começa a lenda. Depois de muitas aventuras – duelos ao amanhecer, violentas batalhas marítimas com piratas e resgates impossíveis – Diego de la Vega , conhecido também como Zorro, regressa à América para reclamar a propriedade onde cresceu, em busca de justiça para todos aqueles que não podem lutar por si próprios.
«Com uma escrita ágil e fluente, Isabel Allende criou um dos melhores romances de aventuras da literatura moderna.»
Expresso
«Como um amante, lento e sedutor, Allende provoca, incita e excita com os seus contos encantadores.»
Washington Post
«Um romance indispensável. Allende recria Zorro como uma mistura de Peter Pan, Robin dos Bosques e Che Guevara.»
Diário de Notícias