quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Fala-lhes de Batalhas, de Reis e de Elefantes - Mathias Énard



Fala-lhes de Batalhas, de Reis e de Elefante
Wook.pt - Fala-lhes de Batalhas, de Reis e de ElefantesLivro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

13 de Maio de 1506: ao desembarcar em Constantinopla a, Miguel Ângelo sabe que enfrenta o poderio e a cólera de Júlio II, papa guerreiro e mau pagador, para quem deixou preparada a edificação de um túmulo em Roma. Mas como não havia de responder ao convite do sultão Bayazid, que, depois de ter recusado os planos de Leonardo da Vinci, lhe propõe a concepção de uma ponte sobre o Corno de Ouro?

Assim começa este romance, todo ele feito de alusões históricas, que se serve de um facto concreto para expor os mistérios daquela viagem.

Perturbante como o encontro do homem do Renascimento com as belezas

 do mundo otomano, exato e cinzelado como uma peça de ourivesaria, este retrato do artista em pleno trabalho é também uma fascinante reflexão sobre o ato de criar e sobre o simbolismo de um gesto inacabado para a outra margem da civilização.

É que, através da crónica dessas poucas semanas da História, Mathias Énard esboça uma geografia política cujas hesitações ainda hoje, passados cinco séculos, são igualmente sensíveis.




Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares