terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Dia Internacional da Educação

 



A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública.

Com a finalidade de celebrar o papel da educação para a paz e o desenvolvimento, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação.

Sem uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e sem oportunidades ao longo da vida para todos, os países não terão sucesso para alcançar a igualdade de gênero e romper com o ciclo de pobreza que está deixando milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

Atualmente, 244 milhões de crianças e jovens estão fora da escola, e 771 milhões de adultos são analfabetos. O direito dessas pessoas à educação está sendo violado e isto é inaceitável. Está na hora de transformar a educação.

timsimages.uk/Shutterstock.com



A UNESCO gostaria de dedicar a quinta edição deste Dia Internacional a todas as meninas

e mulheres do Afeganistão, às quais foi negado o direito de aprender, estudar e ensinar.

A Organização condena esse grave ataque à dignidade humana e ao direito fundamental à educação.



Audrey AzoulayDiretora-geral da UNESCO

Celebrações de 2023

O quinto Dia Internacional da Educação será celebrado em 24 de janeiro de 2023 sob o tema “investir em pessoas, priorizar a educação”. 
Com base na motivação mundial criada pela UN Transforming Education Summit (Cúpula da Educação Transformadora da ONU), ocorrida em setembro de 2022,
 o Dia deste ano exige a manutenção de uma forte mobilização política em torno da educação e traça o caminho para traduzir em ação os compromissos e as iniciativas globais. A educação deve ser priorizada para acelerar o progresso em direção a todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em um cenário de recessão mundial, desigualdade crescente e crise climática.

A UNESCO dedica o Dia Internacional deste ano a meninas e mulheres no Afeganistão que foram privadas de seu direito à educação. O Dia pede a revogação imediata dessa proibição que restringe o seu acesso à educação.

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares