sexta-feira, 29 de julho de 2011

Queridas Bibliotecas...

BOOKTAILORING

A Rede Nacional Bibliotecas Públicas (tal como a Rede de Bibliotecas Escolares) fez mais pelo livro e pela leitura do que qualquer outra iniciativa pública ou privada concretizada nos últimos 20 a 25 anos (os que consigo testemunhar) em Portugal.
Lançada na década de 80, a RNBP, foi capaz de trazer o livro para espaços aos quais só com muita dificuldade ele chegava ( a biblioteca itinerante deu, então, cartas). São estruturas bem  equipadas, com bons colaboradores, que muitas vezes trabalham além do horário.
Aí, os leitores (e faça-se uma pausa para celebrar a atenção que é dada aos públicos mais novos e mais velhos) têm acesso a livros, CD, DVD, revistas e jornais. Na maioria, há uma programação cultural exigente que leva muito público a relacionar-se com o livro e a literatura.
Numa altura de crise e troika, em que há um novo Governo, espera-se que o investimento e a aposta nesta área não diminuam. Dito de outra forma: compreender-se-á que o número de edifícios do género não aumente. No entanto, será inadmissível que não se apoiem devidamente as bibliotecas existentes. E nos casos em que isso não for possível, ou se justifique a criação de novas bibliotecas, seria mau não aproveitar a Rede de Bibliotecas Escolares para, sob forma a definir, abrir estas estruturas a toda a população.

Paulo Ferreira, revista LER,n.º104 – julho e agosto
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares