quinta-feira, 23 de abril de 2020

Dia Mundial do Livro

DIA MUNDIAL DO LIVRO – “Um livro no coração. Todos somos Livros.”


“Um livro no coração. Todos somos Livros.” Cartaz de Mariana Rio.
Num ano conturbado em que, na cadeia do livro, todos somos precisos – escritor e ilustrador, editor, tradutor, revisor, designer, gráfica, distribuidora, livraria, mediador, biblioteca e, sobretudo neste momento, o LEITOR -, a ilustradora e designer Mariana Rio (Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2019) concebeu a imagem do cartaz.
O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.
Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de La Vega, falecidos em Abril.
Se este ano vai ser difícil oferecer uma rosa, fácil será oferecer um livro. Vá à livraria da sua zona ou encomende online, e envie um livro para os que lhe são mais queridos.
Um livro no coração. Todos somos Livros.
Mariana Rio (n.1986) vive no Porto. É licenciada em Design Gráfico e em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Estudou também Academia de Belas Artes de Wroclaw, na Polónia.
Desenvolve o seu trabalho como ilustradora junto de editoras, estúdios de design e empresas.
O seu trabalho foi reconhecido pelo Island International Picture Book Illustration Competition Seul, Archive – 200 melhores ilustradores do mundo 2013/2014, Viena, The Magazine of Contemporary Illustration New York, Picture Books, Seul. Recebeu a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2019 e o Bologna Children’s Book Fair, entre outros.

Fonte:
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares