sábado, 2 de outubro de 2021

Crescer com os livros

CRESCER NOS LIVROS

Ser criança é olhar o mundo como uma aventura por viver. Cada novidade, cada descoberta enchem a alma de alegria e de espanto. Olhos tão redondos e abertos. Tudo tão novo e irresistível!

Ser criança é querer ir mais além, saber o porquê e conhecer tudo. Interessar-se por isto e por aquilo, agora e mais logo, uma coisa de cada vez e tudo ao mesmo tempo. Ser criança é sentir o fascínio constante e explodir em motivação para a descoberta, para a criação e para a exploração.

Ser criança é amar os livros, todos os livros e cada livro, é querer mergulhar nas suas histórias, conhecer as suas personagens, espantar-se com os acontecimentos. Ser criança é aprender nos livros os sentimentos, saboreando a sua construção, as suas razões e os seus efeitos: amizade e lealdade, desprezo e traição, amor e benevolência, ódio e malvadez… Cada história é um tubo de ensaio que guia a criança na leitura do mundo real e na modelação da sua personalidade.

Ser criança é acreditar que as histórias dos livros são reais e que as personagens existem de verdade. É acreditar na magia, na vitória do bem sobre o mal e na justiça, que pode tardar, mas que não falhará. É aprender a pensar com as personagens. Avaliar as suas decisões, as suas atitudes. É aprender a distinguir o certo do errado, o bem do mal.

Os livros são humanos que falam com as crianças, acrescentando-lhes humanidade, abrindo as portas dos seus corações, mostrando caminhos desconhecidos. Criança que lê tem nos livros um amigo que faz pensar, que mostra o bom e o mau, que obriga a escolher, que oferece alegrias e tristezas, consolação e espanto, borbulhinhas na barriga e saltos no coração.

E as crianças, sempre prontas para descobrir, vão felizes, com os livros debaixo dos olhos, debaixo dos braços, ao lado da alegria, dentro da vontade de saber. E estas crianças vão descobrindo o mundo e pessoas. E estas crianças vão-se descobrindo a cada letra, a cada fala, a cada personagem, cada história.

Como não ter livros? Como não dar todos os livros do mundo às crianças? Como não reunir crianças à volta dos livros? Todas as crianças do mundo. Como não mergulhar com elas nesta aventura de crescer nos livros?

Por Carla Marques  (publicado no blog Escola Amiga)
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares