sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Leitura como alimento

A LEITURA COMO ALIMENTO DE HUMANIDADE

Todos os dias respiramos, todos os dias o nosso coração bate, todos os dias pensamos, olhamos e ouvimos. Todos os dias sentimos, rimos e entristecemos, abrimos e fechamos o coração.

O nosso quotidiano é tecido daquilo que nos mantém vivos e sadios. Começamos, lá nos nossos primórdios, por perceber o que faz de nós carne viva: comer, beber, satisfazer necessidades básicas. Mas, cedo percebemos que não basta ser vivo. É preciso ser Homem.

Esta nossa humanidade constrói-se, modela-se, define-se e educa-se. Ser Homem é viver em sociedade e é alimentar-se de cultura. Ouvir música, apreciar pintura, emocionar-se com uma fotografia, comover-se com uma escultura e entregar-se à leitura.

Ser humano sem leitura é ter uma existência amputada, é não conhecer os limites e as múltiplas vias do pensamento.

A leitura oferece ao ser humano uma ponte para fora da realidade quotidiana, tantas vezes enfadonha e previsível. A leitura cria outros mundos, realidades alternativas, miméticas das nossas ou tão diferentes e irreais. Mas, sobretudo, a leitura abre o mundo do pensamento, mostra-nos a riqueza dentro de nós. Um mundo que cada um transporta, mas que pode permanecer obscuro e enevoado toda uma vida. A leitura traz luz e cor a esse mundo, que vamos construindo pedra sobre pedra.

O que é o Homem? Quais as opções de existência? O que é a nossa sociedade? O que motiva a nossa existência e as nossas opções de vida? O que é o bem? E o mal? A leitura põe o mundo dentro de nós e não nos deixa indiferentes.

Por isso, ler é um alimento, um alimento de existência preenchida, de pensamento e de alma. Por isso, ler não pode ser algo que acontece por acaso, porque não havia nada para fazer, em espaços longos e imprevisíveis.

A leitura tem de ser uma necessidade diária. Somos corpo e mente e precisamos de cuidar do corpo e da mente para completarmos a nossa humanidade. Todos os dias.

Ler é todos os dias, uma hora ou cinco minutos apenas. Ler é para todos os que nos rodeiam. Temos de dar leitura como quem oferece um alimento. Temos de ler para quem não sabe ou não consegue. Ler é partilha e altruísmo. Porque ler é ser humano!

Por Carla Marques (publicado no blog Escola Amiga)
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...