sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Da editora

«“Quando eu era criança havia um grande búfalo a viver no talhão vago ao fundo da nossa rua.”

O mundo dos adultos é uma seca! Um mundo do qual temos imensa dificuldade em nos conseguirmos desligar. E o que tem este mundo de tão peculiar para nos causar tanta dificuldade em sair dele? Será assim tão difícil voltar a sonhar como fazíamos quando éramos crianças?

“Mas numa noite quente de verão aconteceu uma coisa diferente, uma coisa muito mais interessante: apareceu um grande animal marinho no relvado.”

Terá o autor conhecimento de uma porta semelhante à que Alice encontrou? Terá em sua posse uma poção mágica que lhe permite passar pela porta (ou portas) e entrar num “país das maravilhas”?

“É aqui que nascem as memórias acarinhadas de biscoitos de gengibre em forma de corvo acabados de sair do forno…”

Shaun Tan é responsável por inúmeras obras, sobretudo de ilustração, com as quais recebeu diversos prémios. The Arrival por exemplo, foi em 2008 galardoado naquele que é porventura o melhor festival de banda desenhada do mundo, Angoulême. Recebeu também o prémio de Melhor Álbum. E mais recentemente, arrecadou o Óscar para melhor curta de animação com a curta-metragem que dirigiu com Andrew Ruhemann, The Lost Thing.

“Eu e a vossa avó olhámos um para o outro como se tivéssemos acabado de chegar de outro planeta.”

Detentor de um prodigioso talento, Shaun Tan brinca com as palavras e as imagens qual criança quando partilha as suas aventuras. Foi com um enorme prazer que o nosso olhar percorreu as páginas carregadas de tanta magia e ternura, ao longo das 16 histórias que compõem os Contos dos Subúrbios. 16 contos apenas, que mostram o quão grande consegue ser a imaginação do autor.
Quanto à presente edição, é simplesmente notável, desde a tradução ao design. Estão todos de parabéns!
Afinal, talvez não seja assim tão difícil voltar ser criança.»
Rui Baptista, Bela Lugosi Is Dead, Março 2011
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...