sábado, 1 de outubro de 2011

Um livro mágico

A Educação Nacional acaba de lançar mais uma obra da conceituada ilustradora francesa Rébecca Dautremer. Diário Secreto do Pequeno Polegar é a obra recentemente editada, que conta com texto de Philippe Lechermeier.
Sobre o livro: «“Chamo-me Pequeno Polegar. Gosto de escrever e desenhar sobre as coisas que me acontecem. Esta é a minha história. Nunca a esquecerão…”
Mistério, humor, arte, imaginação, originalidade… num livro mágico, onde as palavras de Philippe Lechermeier se unem ao traço singular e poético de Rébecca Dautremer, uma das ilustradoras mais reconhecidas da actualidade.»


Philippe Lechermeier e Rébecca Dautremer deram uma nova roupagem a uma história clássica que continua a encantar milhões de jovens. Através de um texto ameno e bastante divertido, conjugado com desenhos realmente magníficos, «Diário Secreto do Pequeno Polegar» consegue transformar a leitura num acto único, já que somos transportados para o seu mundo com uma enorme facilidade, tanto miúdos como graúdos.
A história é simples e mais do que conhecida por todos: o Pequeno Polegar e os seus seis irmãos são abandonados no bosque pela malvada madrasta, tudo devido a escassez de recursos para manter vivas sete bocas. Mas as semelhanças acabam praticamente por aí, já que Lechermeier introduz ao longo do livro vários personagens que acabam por enriquecer ainda mais esta intemporal história. E cada uma com uma particularidade muito especial…
As aventuras de Pequeno Polegar são inúmeras e todas são reveladas devido ao diário que é escrito pelo personagem, com nós, leitores, a dar azo a nossa curiosidade (embora não seja um gesto nobre, quem não tem interesse em ler um diário?) em conhecer os pormenores da vida do herói mais improvável dos sete irmãos, mesmo aqueles que o Pequeno Polegar preferia não ser revelado.
Há por diversas vezes no texto de Lechermeier momentos doces e de pura inocência, algo ainda mais salientado devido aos desenhos de Dautremer, que comprova mais uma vez ser hoje uma das principais ilustradoras do Mundo. As soluções gráficas que a francesa encontra para as letras do seu companheiro de livro são sem dúvida uma preciosidade e um enorme regalo para a vista.
 
«Diário Secreto do Pequeno Polegar» é um livro para ser lido com calma para podermos desfrutar por inteiro o intenso prazer da sua leitura, muito devido a perfeita união do texto e da ilustração. Certamente um dos livros do ano na literatura infantil, que aproxima-se cada vez mais dos gostos e do mundo dos adultos.
O sedutor diário do Pequeno Polegar
Texto: Pedro Justino Alves Diário Digital


Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...