quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O que vale a Biblioteca Escolar ?

O que vale a Biblioteca Escolar ? 

10 Coisas que todos deviam saber sobre as bibliotecas escolares das escolas em Portugal 

1 - Não são uma Biblioteca. São um refúgio, um lugar de sonho, um lugar onde se treinam competências como o "saber estar". São Centro de Recursos Educativos e o centro nevrálgico da Escola do século vinte e um.
2 - Fervilham de atividades. Nem sempre são reconhecidas, mesmo pelas pessoas que trabalham nas Escolas. É um erro humano. Diz-se que santos da casa não fazem milagres...mas as Bibliotecas das Escolas em Portugal têm verdadeiros milagreiros.
3 - Transformam-se em auditórios improvisados, porque o espaço nem sempre é o ideal. É a prova de que nas Escolas se ultrapassam dificuldades, porque as telas por vezes são velhas, a Assistente Operacional que ajuda, está sobrecarregada de trabalho, as cadeiras são pesadas e a verba não existe.
4 - Recebem Pais para chá e bolos, ou mesmo para simples palestras. Não com a frequência ideal, mas, lá está, nem sempre há verba, nem sempre há meios, e nem sempre há abundancia de Pais verdadeiramente disponíveis.
5 - São incompreendidas, porque é fácil confundir as suas funções. Por vezes, confundimos trabalho com castigo, investimento com gastar dinheiro, atividades com perda de tempo.
6 - São responsáveis pela Promoção da Leitura. Entre outros objetivos . E a leitura é fundamental. Querem alunos capazes de pensar, de refletir, de criar o seu futuro e de enfrentarem as dificuldades que o mundo lhes está a apresentar.
7- Não são locais de desistência. Quando um Autor se atrasa, quando um Escritor convidado não encanta, quando uma atividade não corre como se pretendia, voltam a tentar, porque os alunos são mais importantes.
8 -São locais que navegam contra ventos e marés. Por vezes há Pais que não querem colaborar, alunos que fazem algum barulho, mochilas que não são colocadas no local correto, mas, mesmo assim, insistem.
9 - Literacia. Informação. Sim. Muito importante. Mas preferimos destacar que são locais de calor humano. De trabalho de equipa. De trabalhos de grupo. De cartazes. De desafios mensais. De colaborações.
10 - Dez. De zero a dez é a nota que lhes damos. Sabem que não é só "com a prata da casa" que se atinge a excelência, que a abertura é sinal de dinamismo, que os horizontes dos alunos são para alargar, sabem que as estratégias são para diversificar.Talvez por isso gostem tanto de receber as atividades dos Contos com Reflexão.  Mundo Brilhante - Facebook
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares