sexta-feira, 18 de março de 2022

Já ouviu falar de bibliotecas das coisas?



O movimento The Library of Things é uma tendência crescente em bibliotecas públicas, académicas e especializadas e está a espalhar-se rapidamente em várias comunidades em todo o mundo. Cada vez mais pessoas acreditam num futuro construído sobre os princípios da cooperação e do empréstimo, criando espaços para promover a eficiência e a solidariedade nas comunidades, que se unem, partilhando objetos de que precisam, sem terem de se preocupar em comprar, manter e armazenar coisas de que talvez não precisem com frequência ou a longo prazo.

As bibliotecas há muito afirmam que não são apenas depósitos de livros e muitas têm diversificado as suas coleções nos últimos anos. Estes novos tipos de coleções variam muito, mas vão grandemente para além dos livros, revistas e meios de comunicação, que são o principal foco das coleções físicas das bibliotecas. Afinal, equipamentos e ferramentas são igualmente essenciais para aumentar as habilidades das pessoas e proporcionar entretenimento e participação em determinadas atividades.

Uma Biblioteca das Coisas consiste, pois, na disponibilização de coleções não-tradicionais por bibliotecas, podendo incluir utensílios de cozinha, ferramentas, equipamentos de jardinagem e sementes, eletrónica, brinquedos e jogos, arte, kits de ciência, materiais para artesanato, instrumentos musicais, equipamentos de lazer e muito mais.

Esta ideia está intimamente relacionada com o conceito de biblioteca como makerspace de que temos já falado neste espaço e apresentam-se abaixo dez sugestões, algumas das quais já se podem encontrar nas bibliotecas escolares. Outras, eventualmente, também poderão fazer sentido nas bibliotecas escolares. Já imaginou? Atreve-se a sair da caixa?


Fonte: Blog RBE



Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...