segunda-feira, 7 de março de 2011

O cinema paraíso em forma de livro

Mais um livro maravilhoso sobre o poder das palavras e do cinema
Numa pequena aldeia no deserto de Atacama vive de exploração, em condições penosas, de uma mina de salitre. O cinema é o único lugar onde os habitantes conseguem esquecer as misérias do quotidiano, mas nem todos têm dinheiro para o bilhete.
Esta é a história de María Margarita, uma rapariga que revela um dom especial para narrar as histórias dos filmes a que assiste. Sempre que estreia um novo filme na cidade, toda a população contribui para pagar um bilhete de cinema a Maria. Depois do filme, a jovem conta o que viu, de uma forma apaixonada, encarnando as personagens e transmitindo as imagens, a música e toda a emoção do cinema. Na sua voz, diz-se mesmo as películas a preto e branco parecem feitas de technicolor.
 É então que passa a ser conhecida como a Contadora de Filmes. Maria arranja então um pséudónimo (Hada Delcine, fada do cinema) e passa a contar filmes ao domícilio, até que a chegada da televisão, lhe arruina a carreira e a empurra para uma vertigem de infortúnios.
 Hernán Rivera Letelier foi o vencedor do prémio Alfaguara 2010, com a obra El Arte de la Ressurección, um dos mais prestigiados galardões literários de língua castelhana. No Chile, o seu país de origem, é um dos escritores com maior êxito.



Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...