segunda-feira, 6 de junho de 2011

A odisseia de dois irmãos para vencer a mala assombrada


O novo livro infantil de David Machado
Autor premiado e de talento reconhecido, David Machado oferece um novo conto infantil aos leitores de palmo e meio. A Mala Assombrada recupera o imaginário do sobrenatural, muito presente numa determinada fase de crescimento das crianças. Aqui, a assombração é um fantasma que persegue dois irmãos, um de nove anos com medo de tudo e um de cinco anos, que pelo contrário, não tem medo de nada.

Dragões e ladrões, tempestades, aranhas e leões: o meu irmão não tem medo de nada. E ele só tem cinco anos. (Eu tenho nove. E assusto-me com tudo.)
Levei a mala para a casa, mostrei-lha e disse-lhe:
«Há um fantasma dentro desta mala.»
«Há?», perguntou o meu irmão.
«Há», repeti eu. «O Fantasma do Casarão.»

Fonte: culturaonline.net

Na Actual de 28 de Maio de 2011, Sara Figueiredo Costa diz o seguinte sobre o livro:
David Machado regressa ao registo habitualmente definido como "infantil" com uma história onde se explora o medo e os modos de o enfrentar."A mala assombrada" acompanha a odisseia de dois irmãos com atitudes opostas perante uma mala desconhecida, encontrada sobre o muro de uma casa abandonada. Entre o medo  envergonhado do mais velho e a temeridade inexplicável do mais novo, David Machado constrói uma narrativa onde se reconhecem os gestos e atitudes não exclusivamente infantis, mas cuja aceitação tende a esfumar-se com o passar do tempo. O trabalho de João Lemos surge em estreito diálogo com texto, o que confere ao livro uma unidade salutar (e nem sempre presente em livros com o texto e a imagem), mas isso não evita a cedência a um conjunto de tópicos visuais que persistem em boa parte das edições destinadas ao público infantil. Há páginas que ultrapassam a mediania, sobretudo quando Lemos explora angulos menos óbvios e mais consentâneos com a visão necessariamente baixa de uma criança, quando joga com a presença ou ausência de luz ou quando abre os planos para pormenores tão meticulosos como os da fechadura da mala que dá título ao livro, mas o registo banaliza-se sempre que surgem as personagens, caracterizadas pelas linhas arredondadas, os contornos marcados e as cores estandartizadas que podemos encontrar em tantos desenhos animados ou jogos de computador.

David Machado é autor de vários títulos de literatura infantil publicados pela Presença:
A Noite dos Animais Inventados, distinguido com o Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso (2005),
Os Quatro Comandantes da Cama Voadora,
 Um Homem Verde Num Buraco Muito Fundo 
 O Tubarão na Banheira, a que foi atribuído o Prémio Autor SPA/RTP 2010 de Melhor Livro Infanto Juvenil.

João M. P. Lemos é ilustrador e autor de banda-desenhada. Colabora, como desenhador e argumentista, com a Marvel Comics, ilustrou três livros de Frederico Mira George, o álbum Sátiro dos Gaiteiros de Lisboa, artigos para as revistas Pública e Babylon Magazine e dá rosto à crónica mensal de Gonçalo Cadilhe, na revista Visão: Vida & Viagens.
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares