Consulte 9 dicas para memorizar mais rapidamente:
1. Preparação
Antes de começar a estudar o que tem que memorizar, deve preparar-se previamente. Tenha em atenção a escolha do local de estudo para que consiga manter o foco e prestar a atenção necessária.
2. Gravar o que memoriza
Fazer uma gravação de som daquilo que tem que memorizar pode ser-lhe útil para reter mais facilmente as informações, sobretudo se em causa estiver uma palestra à qual assistiu, ou um discurso que vai ter que fazer. Leia em voz alta os textos que tem que memorizar para que os possa ouvir mais tarde.
3. Anotar
Para que se familiarize com aquilo que tem que memorizar, escreva várias vezes as informações até que o assunto fique mais claro na sua mente. Uma boa alternativa também é fazer essas anotações enquanto ouve as suas gravações.
4. Dividir as suas notas
Se a sua aprendizagem é mais eficiente por associação visual, divida as suas anotações por secções e separe os assuntos por cores. Experimente, e verá que esta pode ser a solução ideal para si.
5. Repetição
Enquanto lê o texto que tem que memorizar, tente repetir a leitura linha por linha até que consiga fixar as palavras. Faça um teste para verificar se a estratégia funciona e tente lembrar-se do que foi lido sem olhar para as páginas.
6. Escreva o que se lembrar
Depois de fazer essa leitura repetitiva dos textos, escreva tudo o que guardou na sua memória. Isso vai ajudá-lo a reforçar o que deve ser memorizado.
7. Ensine alguém
Quando memorizar grande parte da matéria, teste e reforce os seus conhecimentos tentando ensiná-los a alguém, ou a si mesmo.
8. Ouça as suas gravações
Enquanto estiver a fazer outras tarefas, ouça as suas gravações. Isso ajudá-lo-á a manter as informações na cabeça e não terá que dedicar tanto tempo exclusivamente a isso, podendo dar atenção às suas outras responsabilidades.
9. Faça intervalos
Tentar memorizar o que quer que seja não funcionará se não fizer alguns intervalos para descansar a sua cabeça. Só assim conseguirá assimilar os assuntos com clareza. Por isso, imponha a si próprio períodos de repouso.
Fonte: Universia Portugal