quinta-feira, 7 de abril de 2011

É preciso tentar as coisas noventa e nove vezes


Desde sempre me dei mal com a popularidade. Considerava-me uma pessoa calma, amante do seu trabalho e da paz no mundo, e nunca me consegui acostumar à avalanche de jornalistas, aos flaches das suas máquinas fotográficas ou às muitas perguntas sobre a minha vida privada, às quais, é claro, nunca respondia. A imprensa incomodava-me tanto que uma vez não vi outra saída senão pôr a língua de fora para lhes mostrar o meu desagrado. E, olha só!, aquela fotografia tornou-se uma das mais famosas da história.
Perguntaram-me muitas vezes como inventava as minhas teorias, de onde tirava as ideias e como arranjava maneira de simplificar as coisas mais complicadas. A resposta é simples. Sempre afirmei que é preciso tentar as coisas noventa e nove vezes para acabar por ser bem sucedido à centésima vez. Nunca me julguei superior a ninguém, e é evidente que não sou o homem mais inteligente do mundo, como afirmaram algumas pessoas. Trabalhei, sim, sempre de forma decidida e perseverante, motivado pela curiosidade e pelo desejo de saber. Tenho uma certa tendência para fazer perguntas, e quando uma coisa anda às voltas na minha cabeça, preciso de a esclarecer, preciso de compreender como funciona. Não tenho ambições materiais e não quero honras nem fama, mas estou convencido de que cada um de nós pode contribuir com o seu grãozinho de areia para o conhecimento e bem-estar da Humanidade. Eu tentei fazê-lo durante 76 anos, 1 mês e 4 dias... E, às vezes, tenho a esperança de o ter conseguido.
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com História Universal nos 7º, 8º e 9º anos.
O livro começa com uma auto-apresentação - No final, o livro inclui um quadro cronológico com os principais acontecimentos da sua vida por décadas e, paralelamente, os principais acontecimentos da
História, da Ciência/Tecnologia e das Artes/ Cultura.
Chamo-me Albert Einstein de Lluís Cugota, Gustavo Roldán

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...