segunda-feira, 25 de abril de 2011

A menina que não sabia ler

Na tradição de Henry James e Edgar Allan Poe, uma história incrível sobre uma menina e o poder da sua imaginação.

" Risquei um fósforo e acendi a vela, encontrei a porta da salinha de Mrs. Grouse e entrei, fechando a porta silenciosamente atrás de mim. Ergui a vela, e examinei a sala para verificar se estava vazia, pois de algum modo a minha mente esperava encontrar Mrs. Grouse ali sentada, à espera para me apanhar, de velha esperta que era. Não estava ninguém.
Olhei para a escrivanhinha, pousei a minha vela cuidadosamente e sentei-me na cadeira da dona. O puxador de metal da gaveta esquerda era frio e proibitivo ao toque. O meu grande receio era que Mrs. Grouse  a tivesse descoberto destrancada e a tivesse trancando de novo. Pois eu não tinha ideia do que ela guardava ali ou com que frequência a abria. Em primeiro lugar, perguntava-me porque a mantinha trancada? (...)
Mas eu não podia esperar para ouvir, pois lá dentro vi o único objecto, um livro grande, com capa de couro, com uma camada de pó que testemunhava o seu longo descanso.
Engoli em seco e retirei-o cautelosamente, como se fosse uma relíquia sagrada, os ossos de alguma santo que, mal manuseados, poderiam transformar-se em pó. Pousei o livro na escrivanhinha, abri-o e percebi de imediato o que era. (...) (pag76)
A jovem Florence, de apenas de 12 anos, passa os dias a tomar conta do seu irmão mais novo Giles e a deambular pelos corredores, numa rotina entediante e desiteressante. Até que, um dia, a menina encontra na mansão um lugar proibido: uma biblioteca fechada e empoeirada, pela qual se apaixona. Florance precisa de encontrar muitas respotas - sejam elas inventadas ou não, e soluções nem sempre fáceis para proteger Giles, e o seu amor pelos livros, antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas daquele mundo literário.
A Menina Que Não Sabia Ler de John Harding     Críticas de imprensa:
“Um romance de suspense gótico clássico, com a criatividade de Poe e os ambientes de Henry James.”Santiago Nazarian
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares