segunda-feira, 30 de abril de 2012

Uma singela história de amizade

A ascensão e queda de Holly Golightly, uma jovem actriz que parte para a grande cidade, assemelha-se à própria biografia do autor.
"Breakfast at Tiffany's", título original de "A Boneca de Luxo", publicado pela primeira vez em 1958, poderia ter sido escrito hoje. Holly Golightly, a personagem principal, persiste no meio artístico norte-americano, 44 anos depois da publicação do livro. Num dos romances mais apreciados de Truman Capote, o mestre do "novo jornalismo" faz o (auto) retrato da artista provinciana, viciada, boémia e mundana, que procura o luxo e a luxúria sem renegar os valores tradicionais da província.
 É uma singela história de amizade entre um aspirante a escritor e uma estrela feminina que vive, quase inocentemente, num mundo de mentira e deslumbramento. É uma amizade possível, esta, entre dois vizinhos, porque ao escritor não interessa tudo aquilo que interessa a todos os outros homens que andam em redor de Holly Golighly, uma verdadeira boneca que não deixa indiferente aqueles com quem se cruza. Por isso mesmo, pelo manifesto desinteresse carnal que ele manifesta, Holly confia-lhe a sua amizade.
A acção decorre em Nova Iorque entre 1943 e 1944, cidade (ou pelo menos o bairro onde vivem os protagonistas) que Truman Capote descreve e recria com a extrema simplicidade e objectividade da sua escrita jornalística. Não há palavras a mais, nem descrições em excesso, mas não se trata de uma obra crua e seca, porque o que existe neste livro é moderação, o que não impede a composição de retratos coloridos e intensos de personagens e locais.
Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares