segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

”Um livro poderoso!”

Uma das provas mais sólidas de que a cultura, própria de cada povo, é um dos factores mais importantes para a humanidade está na capacidade de memória, de relato e de recolha de experiências dos povos em questão. Tem sido uma região devastada por guerras, internas e externas, por retrocessos naturais e por catástrofes humanas. Todavia, no sudeste asiático e em países como a Malásia, de onde é proveniente este escrito, guardam verdadeiros tesouros culturais.
A contrastar em tudo com as potências militares, com os novos-ricos do ocidente, o oriente vive calmamente e de forma superior. A obra de Rani Manicka apresenta um pouco de tudo na vida comum de um país asiático.
Os sons, os cheiros e os sabores da Malásia do século XX – um mundo sensual e exótico, povoado de mitos e magia, de deuses e fantasmas – unem-se numa sábia combinação de tradição e realismo mágico para contar uma história de riso, perda, amor e traição, que é, no fundo, o relato da vida atribulada de quatro gerações de mulheres.
Lakshmi é uma jovem de apenas catorze anos quando é obrigada a deixar o Ceilão, onde nasceu e viveu até então, para se casar com um homem bastante mais velho. Cinco anos depois, Lakshmi tem já cinco filhos e, não obstante a sua idade, apercebe-se de que terá de ser ela própria a construir o seu futuro. Implacável na sua determinação, tornar-se-á na admirável matriarca da família. Os seus filhos e filhas, com as suas distintas personalidades e percepções da história, vão configurando a saga familiar, que alterna momentos de alegria e dor, como os vividos aquando da cruel invasão japonesa, que deixará indeléveis cicatrizes em todos eles. Nisha, a neta, será quem finalmente irá reconstruir o mosaico da história familiar e o legado de Lakshmi, a Guardiã dos Sonhos, para nos oferecer uma complexa e sensual trama de sentimentos e vivências que atravessa a vida de quatro gerações.


”Um livro poderoso!”
Sunday Mirror


“Rani Manicka é uma genuína contadora de histórias...”
In Style


”Conseguem vislumbrar-se nesta exótica saga familiar os ecos de Memórias de Uma Gueixa.”
The Mirror


“Recheado de mitos, superstições, detalhe social e emoção, este é um daqueles romances viciantes que se desejava que nunca acabasse. Fantástico.”
The Bookseller


A Guardiã dos Sonhos destila o fascínio de um outro mundo. Escrito a partir e do interior desse mundo, mostra uma proximidade autêntica e uma entrega apaixonada.”
The Times


“Um tremendo primeiro romance.”
Asian Review of Books

Blog Widget by LinkWithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...